ADALTO ALVES: A Verdade não pode ser esquecida.

Por Um Comentario
Facebook Whatsapp

Algumas semanas atrás na votação do Impeachment da Presidente Dilma Rousself, o deputador Jair Bolsonaro (PSC/RJ) ao votar pela admissibilidade do processo de Impeachment, mencionou em seu voto, militares e torturadores de 1964 e isso gerou grande discurso nas pessoas favoráveis a Democracia. Mas afinal, o governo da ditadura militar foi agradável ou desagradável?

O Período da ditadura militar no Brasil além de ter sido marcado pelas torturas contra opositores também foi marcado por elevados índices de inflação chegando a mais de 200% ao ano, Além de ser marcado por uma época em que o povo não tinha voz, nem vez.

Durante o regime, pessoas eram perseguidas, torturadas e assassinadas, os direitos dos cidadãos foram retirados, não havia sequer garantia constitucional e os direitos humanos muitas vezes violados. Não se sabe ao certo o que se passava dentro dos porões da ditadura, a imprensa estava ameaçada e o País viveu altos períodos (de crescimento) e baixos (de recessão).

Na verdade, os militares tinham comando total do Brasil e os atos institucionais serviram para dar plenos poderes ao executivo e silenciar a oposição com leis, como a Lei Falcão. Além disso para reprimir a oposição que se intensificava na luta contra o regime foi criado: o DOPS (Departamento de ordem politica e social) e a OBAN (Operação bandeirantes) responsável por centenas de prisões, mortes e torturas.

Em 1977, o governo lançou o pacote de abril, no qual foi fechado o Congresso e passou- se a governar por decretos, o mandato presidencial estendeu-se para 6 anos e o 1/3 do senado deveria ser composto por politicos do voto indireto, chamados de senadores biônicos. Esse sofrimento só acabou em 1985, quando José Sarney restabeleceu eleições diretas.

Enfim, não podemos persuadir que o Golpe de 1964 foi um acréscimo para o Brasil, sabemos a verdade e não devemos esquece-la e nem ficar calados diante de hipócritas que defendem militares e torturadores daquela época, para mais uma vez não cairmos no mesmo erro.

Por: Redator Adalto Alves



Atenção! Textos, fotos, artes e vídeos do Portal Olhe! estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trechos de texto do Portal Olhe! para uso privado ou para publicar em seu site, usar os devidos créditos. Não reproduza o conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nos dá os devidos créditos. Para entrar em contato, utilize o e-mail: portalolhe@hotmail.com.

1 comentários:

  1. avatar Anônimo Disse:

    Algumas reflexões para o autor (embora este que escreve concorde com 70% do texto):
    A população brasileira de 64 temia o comunismo? Eles, na maioria, aprovaram a tomada do poder pelos militares? O objetivo inicial dos militares era barrar os militantes comunistas? Com era a ação dos grupos armadas de esquerda dos quais participou, inclusive, Dilma? Respeitavam os direitos humanos? Com teria sido o Brasil se os líderes comunistas houvessem tomado o poder? Será que eles teriam realizado a abertura democrática? Fidel não o fez em Cuba.Por que os militares possibilitaram a abertura democrática? O cidadão comum, trabalhador ou estudante, não engajado em movimentos comunistas, era torturado e tinha direito humanos violados? Por que nos livros de história temos a Revolução de 30 (que instituiu o Estado Novo) e Golpe de 64? Por que foi revolução em 30 e golpe em 64? Bem, o que tenho a dizer é que a história do período militar é bem mal-contada.

    COMENTE VOCÊ TAMBÉM: