Entenda as eleições 2016 em Dona Inês/PB

Por Um Comentario
Facebook Whatsapp
Se há um lugar onde a política esta presente na vida dos munícipes 24 horas por dia, 365 dias por ano, esse lugar se chama Dona Inês.

Terra boa, clima frio e gente hospitaleira. Mas por estas bandas o clima político é quente o tempo todo. E em ano eleitoral não é diferente, as expectativas crescem em torno de quais serão os candidatos e partidos concorrentes a assumir o cargo mais importante do município. Diante dessas expectativas, o Portal Olhe!, apresenta agora com exclusividade um panorama completo do próximo pleito municipal.


ELEIÇÕES 2008
O Atual Cenário politico do município, começa a se formar no ano de 2008, quando o atual prefeito do município, filia-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Os pleitos de 2008, foi um dos mais acirrados em toda a historia do município.

O grupo politico do PMDB que estava no poder havia 17 anos, lança candidatura única e sem coligação, de Gilson José e Wellington Maia.

Alguns dias depois, a convenção Municipal do DEMOCRATAS e PSDB, oficializa a chapa “A Vez do Povo” com as candidatas Ana Lucia e Edione Gonçalves.

Por sua vez, o PSB, partido recém criado no município, oficializa junto com o PTB, a coligação “Dona Inês é de todos”, trazendo como candidatos Antônio Justino e João Idalino.

A Campanha acirrada foi demonstrada nas urnas. E no dia 05/10/2008, os donainesenses elegeram o Prefeito Antônio Justino de Araújo Neto (PSB), com 2.933 votos, cerca de 43% dos votos validos. O Candidato do PMDB ficou em 2º lugar com 2.600 votos, cerca de 38% dos votos validos. Por fim, em 3º lugar veio a candidata do DEM, Ana Lucia, com 1.246, cerca de 19% dos votos validos. O Parlamento municipal inicialmente foi composto por 6 deputados de oposição (4 do PMDB, 2 do PSDB) e 3 vereadores da Situação (PSB). Quadro este que foi revertido pelo Prefeito ao longo de seu mandato.


ELEIÇÕES 2012
Depois de 4 anos com uma boa e digna administração, trazendo mais investimentos nos diversos setores da cidade e com uma equipe de secretários e administradores competentes. O Prefeito Antônio Justino (PSB), foi lançado pela coligação “Dona Inês é para todos” (PSB-PSDB-PSD) como candidato a reeleição, tendo como vice João Idalino.

Por sua vez, o PR, oficializa junto com o PMDB e o PT, a coligação “Pra Mudar Dona Inês”, trazendo como candidatos Elmo José (Ex Vice Prefeito 2005-2008) e Amauri (Ex Vereador).

A Campanha não tão acirrada também foi demonstrada nas urnas. A Expectativa dos eleitores foi  realizada e o Prefeito Antônio Justino foi reeleito com cerca de 61,66% dos votos validos. O Candidato da oposição Elmo José (PR) saiu derrotado com cerca de 38,34% dos votos validos.


ELEIÇÕES 2016
Com o Prefeito Antônio Justino terminando seus 8 anos de mandato e não podendo mais se reeleger, o futuro prefeito da cidade é uma incógnita. Situação e Oposição articulam para lançar um candidato.
A Situação do município composta pelo Partido Social Democrático que neste dia 23 anunciou o vice-prefeito João Idalino como candidato majoritário ao cargo do executivo.

A oposição é composta hoje por diversos partidos, são eles: PMDB, PSB, PT, PP, DEM e PR. O Portal Olhe! Tentou entrar em contato com algum desses partidos e não obteve resposta.
Portanto, ainda não se sabe se todos esses partidos irão se unir em uma só coligação ou se cada partido irá lançar seu candidato.

Que possamos então, fazer valer a democracia (O Poder que é do povo e emana para o povo), e eleger o melhor entre os candidatos a disposição, cada um dos cidadãos fazendo suas escolhas e sendo respeitadas por ela.

Artigo por: Artur Morais (Todos os direitos preservados)

1 comentários:

  1. avatar Anônimo Disse:

    Belo trabalho de compilação da história política recente do município. Seria muito saudável para a democracia do município a alternância de poder com a vitória de um grupo de oposição a Antônio Justino. Uma mesma liderança a frente do poder por longos anos é indesejada. Veja-se o caso de Luiz José, que fez uma administração excelente sob qualquer perspectiva, mas ao se perpetuar por muitos anos no poder passou a ter uma gestão arrogante e opressora com os adversários. Democracia é alternância. Espero que surja bons nomes no campo de oposição e que o povo possa possibilitar uma renovação na posição política do executivo municipal. Por fim, tão importante como um bom prefeito eleito é a haver, na mesma ocasião, a eleição de uma oposição independente e altiva que posso fiscalizar e cobrar efetivamente o gestor municipal. Adelson.

    COMENTE VOCÊ TAMBÉM: