Em Dona Inês, brejo paraibano, manifestantes, em sua maioria estudantes secundaristas, protestaram na manhã deste sábado (10) em causa por ônibus.
Os estudantes alegam que o prefeito João Idalino (PSD) vem falando em vetar a entrada de tais alunos nos ônibus que os levam, junto a alunos de nível superior, para a cidade de Guarabira, onde são discentes no Instituto Federal da Paraíba.Os manifestantes se concentraram na praça dos trabalhadores por volta das 8 horas da manhã e as 9 horas caminharam até a frente do prédio da prefeitura da cidade. Lá, discursaram vários estudantes, tanto do IFPB, como estudantes de nível superior, que, além de denunciar o ato que o prefeito pretende fazer no próximo ano, reclamaram da superlotação, em nos turnos da manhã e tarde, no trajeto realizado pelo ônibus.
O inciso II do artigo 2º da lei municipal que dispõe sobre a concessão de Ônibus gratuito para Bananeiras/PB e Guarabira/PB (Lei Nº 735/2016), fala que é requisito o aluno estar matriculado em instituição de Ensino Superior ou Técnico.
O aluno João Vitor, estudante do curso técnico de informatica, que é integrado ao ensino médio, no IFPB Campus Guarabira, comentou ao Portal Olhe que foi o esperado: houve uma mobilização dos estudantes e simpatizantes da causa, os populares se questionaram e acabaram por se informar de tal assunto. Disse ainda que a movimentação incentiva para que os estudantes continuem a protestar e buscar a solução do problema pacificamente.
Vamos luta