Carros sem motorista: Como funcionam?

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp

Até o dia de hoje o homem não conseguiu desenvolver um carro que voasse, como diziam que seria nos dias de hoje. Mas como compensação temos os carros automáticos. Entenda neste artigo como funcionam os carros autônomos!

Já pensou você podendo assistir TV, usar o seu smartphone ou até mesmo tirar um coxilo enquanto o seu carro te leva para onde você bem quiser? Sem dúvidas, uma forma de trazer mais conforto e comodidade ao usuário é justamente a ideia de um veículo que consiga se locomover independentemente de controle humano.

Certamente um dos detalhes mais importantes na hora dos engenheiros construírem o projeto é o que se refere a segurança. Ao contrário do que as pessoas pensam que muitas vezes dizem que pode ser que o sistema de controle pife e leve a acidentes, é esperado que esse tipo de automóvel possa reduzir significativamente o número de acidentes de trânsito. O ponto positivo de que esses carros é que poderiam possibilitar que pessoas com deficiências, sejam elas visuais ou motoras, consigam ter total autonomia no trânsito.

Já é possível encontrar carros autodirigidos. Contudo, esse tipo de veículo somente existe nos EUA, por enquanto.

Um dos modelos de veículos autônomos mais famosos é o carro desenvolvido pela Google, isso mesmo a gigante da internet, em parceria com a fabricante de automóveis, a americana Chrysler. Outras montadoras de nome, como a Mercedes, Ford, Volvo e Tesla já estão começando a se inserir também nesse ramo de mercado.
Desde 2016, a Uber também já conta com um modelo de carro autodirigido. O aplicativo já oferece o serviço de carros sem motorista na Pensilvânia. Claro que em todas as viagens um motorista fica sentando no banco do condutor, como prevenção caso ocorra algum imprevisto e seja necessário recorrer a intervenção humana. Mas já é um princípio de avanço tecnológico que reflete o que será do transporte de passageiros futuramente.

Para a implantação no Brasil, melhorias nas estradas e nos sinais de trânsito são condições sine qua non para poder se aplicar a tecnologia. No entanto, já são vários os estudos aqui no país para criação de um veículo autodirigido.


0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: