Os artistas ainda gravam CD ?

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp

No dia 9 de abril de 1986 era lançado o primeiro Compact Disc (CD) no Brasil. O CD chegou no mercado fonográfico mundial para enterrar o velho e cheio de chiados: LP. 
Na década de 80 ninguém acreditaria se alguém dissesse que os LPs, à época já decretados à morte, estariam ainda vivos em 2017, mesmo que representem um nicho de mercado específico.

Os números que o mercado trás são tremendos para quem ainda usa os CD's. Confrontada com o consumo de música digital - streaming e downloads -, a receita oriunda da venda de CDs gerou somente 20% dos lucros do mercado fonográfico do Brasil. Já os downloads e streaming representam 80% dessa receita.

Isto significa dizer que toda a classe artística irá fabricar cada vez menos CDs, embora a tendência seja que permanecer no mercado, direcionado a nichos muito específicos. Para quem cultua a arte gráfica dos discos, os LPs serão sempre soberanos.

Assim sendo, pode se afirmar que o CD irá permanecer vivo. Mas sem o prestígio de importante como foi na primeira metade dos quase 40 anos de vida do compact disc. A alternativa para o nicho que irá comprar CD's o será comprá-los em lojas virtuais ou nos shows dos artistas, já que as lojas físicas estão desaparecendo em quase todo o mundo.


0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: