Uma parte do Hino Nacional foi cortada, confira

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp

Muitos sabem como é a letra do hino nacional, entretanto, o interessante é que a parte instrumental que começa o hino foi originalmente cantada. Porém, sem explicações, o verso “desapareceu”.
"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas..." Esta é a primeira frase do hino nacional? Aqueles que responderam “sim” estão errados.

A letra completa do hino foi ensinada nas escolas e reproduzidas no dia-a-dia, mas no início do século XX, sem explicação nenhuma, a primeira estrofe desapareceu! Só que o trecho instrumental permaneceu.

Acredita-se que ela foi removida durante a década de 1930. No momento, Brasil passava pela Ditadura Varguista, que flertou com o fascismo e o nazismo, e fez várias alterações na estrutura do país, como a proibição de algumas bandeiras e hinos, por exemplo.

É precisamente nesta época, os últimos relatos de brasileiros que aprenderam e cantaram a música com as palavras que outrora foram retiradas.

A teoria mais aceita é que assim como as várias expressões lingüísticas que foram alteradas ao longo dos anos, o hino sofreu também com a mesma situação. Com o passar dos anos, eles cortaram a linha cantada sem que ninguém questionasse até ele desaparecer e para ficar registrado apenas nos livros de história.

Confira os versos:

“Espera o Brasil que todos cumprai
Com o seu dever. Eia avante, brasileiros,
Sempre avante! Gravai com buril
Na língua materna anais do vosso poder.
Eia avante, brasileiros, Sempre avante!
Serviu no Brasil Sem esmorecer,
Com coragem, audácia, para cumprir o dever,
Na guerra e na paz à sombra da lei,
A brisa gentil o lábaro erguei
O belo Brasil Eia sus, oh sus!”

0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: