Muitos sabem como é a letra do hino nacional, entretanto, o interessante é que a parte instrumental que começa o hino foi originalmente cantada. Porém, sem explicações, o verso “desapareceu”.
"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas..." Esta é a primeira frase do hino nacional? Aqueles que responderam “sim” estão errados.A letra completa do hino foi ensinada nas escolas e reproduzidas no dia-a-dia, mas no início do século XX, sem explicação nenhuma, a primeira estrofe desapareceu! Só que o trecho instrumental permaneceu.
Acredita-se que ela foi removida durante a década de 1930. No momento, Brasil passava pela Ditadura Varguista, que flertou com o fascismo e o nazismo, e fez várias alterações na estrutura do país, como a proibição de algumas bandeiras e hinos, por exemplo.
É precisamente nesta época, os últimos relatos de brasileiros que aprenderam e cantaram a música com as palavras que outrora foram retiradas.
A teoria mais aceita é que assim como as várias expressões lingüísticas que foram alteradas ao longo dos anos, o hino sofreu também com a mesma situação. Com o passar dos anos, eles cortaram a linha cantada sem que ninguém questionasse até ele desaparecer e para ficar registrado apenas nos livros de história.
Confira os versos:
“Espera o Brasil que todos cumpraiCom o seu dever. Eia avante, brasileiros,Sempre avante! Gravai com burilNa língua materna anais do vosso poder.Eia avante, brasileiros, Sempre avante!Serviu no Brasil Sem esmorecer,Com coragem, audácia, para cumprir o dever,Na guerra e na paz à sombra da lei,A brisa gentil o lábaro ergueiO belo Brasil Eia sus, oh sus!”
0 comentários
COMENTE VOCÊ TAMBÉM: