COLUNA VITOR: Por que precisamos da experiência?

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp

ESTE ARTIGO É MERAMENTE OPINIÃO DE SEU REDATOR
CONFIRA MAIS ARTIGOS COMO ESTE CLICANDO AQUI
Grande parte das questões de nossas vidas exige um tipo de conhecimento já adquirido em outrora para ser resolvida, um conhecimento que ao meu ver não pode ser inato, é preciso que se aprenda ele na interação com o meio, caso contrário não é experiência. Experiência é a memória do que se aprendeu experimentando.

Velhos, longínquos no tempo, os idosos nos afirmam suas experiências, além dos adultos na faixa que compreendem o espaço entre os 25 e 40 anos, estes têm filhos, trabalham, estudam e já viveram momentos e situações que lhes trouxeram uma espécie de poder de previsão. A experiência, quando presente, nos faz olhar para uma dada situação e perceber seu desfecho, não por adivinhação, é que muita coisa na vida, mesmo que imprevisível, se repete, se reproduz como uma ferramenta continuamente usada na busca por moldar momentos e pessoas.

Aqueles que têm a sorte de viver situações semelhantes mais de uma vez, pode olhá-las diferente, é o olhar de quem já experimentou e conhece, mesmo que a grosso modo, o resultado. A experiência está na base de muitos processos, ela formaliza a educação, formaliza a ação, formaliza o trauma, proporciona alegria, etc. A construção da vida, rodeada de seus adereços, como personalidade, relacionamentos e moral, exigem a ciência do experimento existencial, isto é, a experiência. Conclui-se, portanto, que viver é experimentar. Não se despreza experiência, esta é um elemento puro, sensato, é o presente dado por Deus para nos livrar da desgraça daquilo que desconhecemos, porque se conhecemos nossa derrocada, experimentamos e se experimentamos sem morte, evitaremos o dito cujo posteriormente.

Há ainda, um jeito menos doloroso pelo qual a experiência pode nos salvar, é quando ela está externa nós, nas palavras de quem nos ama e isso não preciso exemplificar, você já sabe como acontece. Experiência não se inventa, não se pode usurpá-la, não se finge. As pessoas mais propícias as desgraças da vida, são aquelas que se restringem ao próprio mundinho de auto suficiência, pensam conhecer tudo e ignoram a experiência, ou a necessidade dela, pois vivem sem experimentar. Quem não experimenta, não prova!

Os que ignoram a experiência estão alienados a convicções infundadas e profanas que
arrastam o ser humano ao inferno da dor e confusão. Não vivem, apanham!



0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: