COLUNA RUAMO: Inflação é Expansão Monetária e não aumento de Preços

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp
ESTE TEXTO É DE RESPONSABILIDADE DO COLUNISTA
A diferença entre os dois termos e porque isto é importante.

 Recentemente vem chamando a atenção de muitos brasileiros o aumento generalizado dos preços, seja dos alimentos ou de outros itens, como materiais de construção e artigos de variedades. Nesta semana tomou conta dos noticiários a fala do presidente Jair Bolsonaro pedindo patriotismo aos donos de supermercados para que não aumentassem o preço dos produtos e diminuíssem sua margem de lucro, pois, segundo o presidente, o governo não pode resolver o problema na canetada (congelando preços, por exemplo). 

A fala do presidente é importante para nos ajudar a entender o fenômeno da inflação e o papel do Estado na geração deste mal. Primeiro, que o problema realmente não se resolve numa canetada (nisto o presidente tem razão), pois presidentes como o José Sarney (1985-1990) tentaram congelar preços,  fazendo discursos em rede nacional colocando a população contra os empresários e ameaçando de prisão quem aumentasse os preços (já imaginou o presidente atual fazendo isto?).

Agora o segundo ponto, de pedir patriotismo aos donos de supermercados, realmente não adianta, pois a culpa não é deles. O Brasil vem tendo a sua moeda (o real) depreciada desde o ano passado, fazendo com que as importações, principalmente para a China, aumentassem bastante, deixando o mercado doméstico menos abastecido, causando diminuição da oferta. Este é um ponto. Depois veio a crise do coronavírus e o auxílio emergencial distribuído pelo governo federal. Sem dúvida o governo precisava prestar apoio aos brasileiros que perderam sua renda devido ao fechamento dos comércios durante a pandemia, porém, é necessário falar que o auxílio alcançou muitas pessoas que não tiveram perda de renda e que já tinham uma fonte de renda, tanto que no interior do Brasil é possível observar o aumento dos preços dos materiais de construção e até de veículos como motos e carros. Com este aumento de gastos a previsão é que no fim do ano o déficit primário do governo federal fique em R$866,4 bi.

Isto é expansão monetária! O aumento da oferta de moeda dentro de uma economia. E quem é o responsável por aumentar a oferta de moeda? O Estado. E é a expansão monetária que causa o aumento de preços, não os donos de supermercados por vontade própria. Como diria o ex-senador e falecido Roberto Campos "O entendimento de que inflação é o aumento da emissão de moeda leva a conclusões fundamentais. Porque se entendemos que inflação é o aumento de preços, então o culpado é o empresário, pois é ele quem aumenta os preços. Mas se entendemos que inflação é o aumento da quantidade de dinheiro em circulação, aí o culpado é o governo e a coisa muda completamente de figura".




0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: