Só mais um livrinho qualquer?

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp
A Bíblia é o livro mais lido de toda a história da humanidade, seus números (3,900 bilhões) ultrapassam de forma extraordinária alguns best sellers como por exemplo, Citações das obras Mao Tsé-Tung (820 milhões), e O Senhor dos Anéis, de J.R.R Tolkien (150 milhões). Por volta do século X, a Bíblia se tornou o principal alvo daqueles que eram contra a sua mensagem, as contendas se tornaram comuns, seguido de concílios, guerras, e lutas, no entanto, quanto mais atacada e destruída, mais a sua mensagem era amada e expandida pelos fiéis. O site business insider publicou um artigo sobre os dez livros mais lidos de todos os tempos, pode-se ver a gigantesca diferença da Bíblia, com relação às outras obras. 



Terminar a bíblia é uma tarefa que nem todos conseguem realizar, os principais motivos que levam a desistência são: a má compreensão dos textos sagrados, e o extenso numero de páginas. A Bíblia é a própria palavra de Deus revelada ao pecador, e quando estudada de forma profunda, o seu conteúdo é capaz de transformar uma pessoa em 180°. Partindo deste princípio, é uma ideia equivocada ler a Bíblia como se ela fosse só mais uma obra literária, pelo contrário, é necessário um estudo cauteloso de cada versículo, partindo da premissa que o profeta Isaías apresenta no capitulo 28, verso 10 “Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali”.

Não existe um sumário na Bíblia onde se pode encontrar tudo sobre um determinado assunto, Deus trabalhou de forma diferente na elaboração de Sua palavra, se o cristão deseja saber a respeito da vida após a morte, por exemplo, vai ter que fazer uma pesquisa de gênesis a apocalipse, só assim, poderá obter uma compreensão clara e completa a respeito do tema. Há ainda aqueles cristãos que fazem leitura dinâmica da Bíblia, pensam que lendo-a diariamente, estão cumprindo com o seu dever, todavia, Deus não se agrada deste tipo de leitura forçada, Ele diz: “nem por força, nem mediante a violência, mas pelo poder do meu Espírito” (Zc 4:6). O cristão que procede dessa maneira não extrai nem o mínimo de bençãos que as sagradas escrituras têm a oferecer, fora que quando se faz esse tipo de leitura, várias passagens são passadas em branco, a reflexão não existe, e a meditação é jogada por terra.

Certa vez um pregador nascido no séc. XVI chamado Guilherme Miller, fez um proposito com Deus, ele não iria passar um texto sequer da Bíblia, sem antes entende-lo por completo. Talvez este seja um bom partido para todo aquele que deseja ter uma leitura mais produtiva e saudável das Escrituras. O mundo esta se autodestruindo, estamos vivendo em um tempo de muita confusão religiosa, é muito importante que a nossa fé esteja construída sobre a rocha, a receita para um bom alicerce é o estudo sincero e profundo da Bíblia, dessa maneira, o Espirito Santo nos ajudará a permanecer firmes até a volta do Senhor Jesus.


(Bruno Perenha da Silva é estudante de arquitetura e urbanismo, gosta de ler, escrever e fazer videos no youtube < http://bit.ly/1GHww2k >)

Referências:
The 10 Most Read Books In The World [Infographic]. Disponível em:
<http://www.businessinsider.com/the-top-10-most-read-books-in-the-world-infographic-2012-12>.

0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: