Uepb esclarece sobre renomeação de 2018.2 para 2019.1

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp
A Universidade Estadual da Paraíba enviou uma nota oficial aos alunos, onde explica a motivação do mudança do nome do período que seria 2018.2 para 2019.1

A nota foi enviada por e-mail aos alunos cadastrados na Prograd.
Entre outras explicações, a nota destaca três principais pontos, confira:
  • "Inicialmente, deve-se considerar que, atendendo a todas as exigências legais, os sucessivos retardamentos do Calendário Acadêmico exigem o período de 2 anos completos para sua inteira regularização, devendo ocorrer para tal a renúncia ao direito de férias por parte dos docentes, a supressão de períodos de planejamento, a compactação de períodos de recesso e o compromisso das entidades sindicais em não realizar qualquer suspensão das atividades ao longo desse intervalo de tempo, de modo a não comprometer o mencionado plano de recuperação. Sem o comprometimento das férias docentes, tal prazo se eleva para 3 anos e meio. A simples espera da regularização, portanto, mostra-se como alternativa claramente impraticável, inadmissível e responsável. 
  • Outra opção seria convocar o dobro de estudantes de uma única vez, de modo a permitir a realização de dois semestres letivos de forma concomitante. Além das impossibilidades físicas para operacionalização desta opção (tamanho das salas, número de laboratórios, etc.), há de ser considerada também a inexistência de condições pedagógicas para abarcar, com o atual quadro de docentes, o dobro das atividades acadêmicas e administrativas envolvidas, além do evidente efeito cascata envolvido na operação (o maior quantitativo de estudantes não seria verificado apenas no primeiro período dos Cursos, mas sim em todo o desenvolvimento da respectiva turma nos períodos seguintes). 
  • Por fim, resta clara que a manutenção da denominação do período “2018.2” equivale à verdadeira simulação, uma vez que chamar o período de “2018.2” simplesmente não afasta o fato deste se iniciar tão somente em 2019, consistindo também numa fuga do enfrentamento necessário da questão, já que a manutenção de seu nome encobre deslealmente a sua perda efetiva ao longo do tempo. Não reconhecer tal fato seria verdadeira desonestidade administrativa."
A nota ainda lembra que o instrumento de renomeação de semestre não é um instrumento novo criado pela UEPB. Tal ação já foi executada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana no ano de 2017.



0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: