Pra onde vai a gordura "queimada"?

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp
Nós ouvimos sempre sobre "queimar gordura", e sabemos que queimar gordura equivale a simplesmente perder peso.

No entanto, você já para pensar sobre o que "queimar" gordura de fato significa? E quando você perde o excesso de gordura, para onde vai aquela chamada gordura 'queimada'?

Células de Gordura
Conhecidos como adipócitos para biólogos e cientistas, estas são as células que armazenam o excesso de lipídios.

Em palavras simples, uma molécula de gordura é composta de quatro partes: três moléculas de ácidos graxos e uma molécula de glicerol. Tristearin é um exemplo de uma simples molécula de gordura.

Armazenamento de gordura no corpo
O objetivo das células adiposas é armazenar gordura. No mundo moderno, no entanto, onde as pessoas não têm que se esforçar tanto quanto os ancestrais para ingerir alimentos altamente calóricos, o armazenamento de gordura parece ser uma desgraça para muitas pessoas obesas.

A comida que comemos é usada para alimentar as atividades físicas que realizamos diariamente. No entanto, o excesso de energia é armazenado como pequenos pacotes de moléculas chamadas ácidos graxos. Estes são liberados na corrente sanguínea quando não há alimento disponível (e o corpo deve se sustentar), ou durante uma situação de alerta.

Como a gordura é "queimada"?
Quando você começar a trabalhar mais intensivamente, ou começar uma nova rotina de exercícios, você “queimará” a gordura de duas maneiras: você começará a usar suas reservas de gordura e não armazenará tanta gordura quanto antes.

Nessa situação o seu cérebro instrui as células gordurosas a liberar moléculas de ácidos graxos na corrente sanguínea para fornecer a energia que você precisa para trabalhar. Seus músculos, pulmões e o coração pegam esses ácidos graxos e usam a energia armazenada neles para realizar atividades físicas. Nesta situação, as células adiposas se tornam vazias e morrem por conta própria.

Moléculas de gordura são, na verdade, compostos orgânicos. Eles são feitos de átomos de carbono. Na presença de oxigênio, eles se tornam oxidados para produzir dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Essas duas coisas são eliminadas do corpo através da respiração e excreção. Também se perde um pouco dessa 'água desperdiçada' através da transpiração, mas a maioria do excesso de gordura é eliminada, ou "queimada" no caso, quando você expira dióxido de carbono.

Algo inusitado é notar que a respiração celular é na verdade uma reação de combustão, então quando falam a expressão “queimar gordura” está  literalmente correto!



0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: