COLUNA RUAMO: Recomendação de Leitura: BITCOIN – A MOEDA NA ERA DIGITAL

Por Sem Comentarios
Facebook Whatsapp

O Bitcoin é um assunto que cada dia ganha mais destaque no noticiário econômico, porém muito se fala e pouco se sabe sobre esta tecnologia que atrai cada vez mais investidores. Diante disto, resolvi trazer o resumo de uma obra que é um excelente guia para quem deseja aprender mais sobre o assunto; Bitcoin – A Moeda na Era Digital, de Fernando Ulrich.

Sem mais delongas, o livro é de leitura rápida, com 123 páginas, de linguagem acessível, sem termos econômicos que dificultem o entendimento do assunto. Por falar nisto, um dos principais objetivos do livro é tentar explicar de maneira clara os conceitos técnicos e econômicos da moeda.

O livro é dividido em cinco capítulos, e apesar de ser considerado relativamente um livro curto, podemos dividi-lo em duas partes, onde nos dois primeiros capítulos é apresentado ao leitor o que é o Bitcoin, seu surgimento, funcionamento, características, benefícios e os desafios que há. Esta primeira parte é importante para entendermos a revolução tecnológica que há no surgimento do Bitcoin, uma moeda descentralizada, que busca dar independência aos usuários, velocidade nas transações e redução de custos, com a total segurança do blockchain e do sistema de criptografia. Não vou me aprofundar aqui em explicar o que são esses termos para quem ainda não os conhece, para justamente não tirar a curiosidade de quem pretende fazer a leitura do livro.

Do terceiro até o quinto capítulo, Fernando Ulrich mostra ao leitor como o Bitcoin se encaixa na economia, qual o contexto da história em que surgiu (logo após a crise de 2008), o que a teoria econômica tem a dizer sobre o assunto, qual a sua relação com as demais moedas ou reservas de valor e principalmente a liberdade que o Bitcoin pode trazer para sociedade, por se tratar de uma moeda descentralizada, não confiscável, sem regulação estatal e deflacionária. São questões econômicas que aparentemente possam parecer complicadas de serem entendidas, porém o autor explica claramente cada um destes assuntos.

O melhor de tudo é que o livro está disponível de maneira gratuita em PDF no site do Instituto Mises Brasil, é só clicar no aqui. Ou caso prefira, pode comprar o livro físico nas principais livrarias do Brasil.

Espero que tenham gostado da recomendação.

Boa leitura!



0 comentários

COMENTE VOCÊ TAMBÉM: